OpenStreetMaps: Contribua, mapeie e compartilhe seus dados GIS

Você já conhece o OpenStreetMap (OSM)?

O OpenStreetMap (OSM) é um projeto de mapeamento colaborativo que visa criar um mapa livre e editável do mundo. Fundado em 2004 por Steve Coast, o projeto é atualmente apoiado por uma comunidade de mais de 2 milhões de usuários em todo o mundo.

Os dados do OpenStreetMap são coletados por meio de uma variedade de métodos, incluindo caminhamento, ciclismo, imagens de satélite e de drones. Os dados são então editados e verificados por voluntários antes de serem publicados online.

O OpenStreetMap é usado por uma variedade de aplicações, incluindo navegadores GPS, aplicativos de navegação e serviços de mapas online. Os dados do OpenStreetMap também são usados por organizações  e agências governamentais para fins de planejamento e desenvolvimento.

O OpenStreetMap é uma ferramenta valiosa para quem precisa de informações precisas e atualizadas sobre o mundo ao seu redor. É também um exemplo de como a tecnologia colaborativa pode ser usada para criar recursos valiosos para a comunidade.

 
Como contribuir?
Para ser um editor do OpenStreetMaps basta se cadastrar aqui.  
Após cadastrado e aprovado, acesse http://osm.org , faça login com as credenciais cadastradas e clique em EDIT para iniciar suas edições. Não esqueça que para começar precisa dar zoom até o nível em que a imagem de satélite apareça.
 
Regras e padrões

Obviamente qualquer um pode editar o OSM já que é uma plataforma aberta, porém existem regras e padronizações que devem ser seguidas para que suas edições sejam aprovadas pelos moderadores sem maiores problemas. Exatamente como a Wikipédia é, ou seja, você não pode simplesmente escrever qualquer coisa lá ou ela perderia seu propósito de conter informações verídicas e embasadas.

A medida que você for se tornando um editor confiável, menos revisões serão necessárias e mais rápidas suas mudanças são publicadas no OSM oficial.

 
Baixe dados vetoriais do OSM

Clique aqui

Comunidade Brasileira
A comunidade brasileira no OpenStreetMap aumentou muito nos últimos anos. Algumas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já têm um progresso considerável, bem como certas cidades no interior, mas a grande maioria do território (principalmente rural) ainda não está totalmente mapeada.
Aproveite para contribuir com sua comunidade local adicionando dados de seu conhecimento a base do OpenStreetMaps que está inclusive disponível no ArcGIS e QGIS como basemap.
 
 
 
Leia mais

Gostou? Compartilhe

One Comment on “OpenStreetMaps: Contribua, mapeie e compartilhe seus dados GIS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *