15 outubro 2014

Criando topologia de mapas no ArcGIS 10.X

A ArcWatch de Novembro 2012 trouxe uma matéria que ensina como criar topologia de mapa no ArcGIS 10.x. Transcrevemos para o Portugues o passo a passo e esperamos seja útil para muitos colegas. (não confundir com a topologia de GeoDB).


Aprenda a criar uma topologia de mapa no ArcGIS 10.1
Ao editar os dados do mapa, muitas vezes você terá feições que compartilham bordas. Edição com topologia pode reduzir a chance de introduzir lacunas ou sobreposições entre feições com geometria compartilhada, veja como fazer:

Para criar um mapa de topologia no ArcMap, primeiro adicione todas as camadas que deseja editar em conjunto para o seu mapa. Você pode editar Feature Classes de geodatabase ou shapefiles com uma topologia de mapa.

Primeiro passo: Clique em Personalizar, aponte para Barras de ferramentas e adicionar as barras de ferramentas do editor e topologia para ArcMap. A barra de ferramentas de topologia foi redesenhado em ArcGIS 10.1 para que ele contenha apenas os comandos que estão diretamente relacionadas com a topologia. Todos os outros comandos anteriormente nesta barra de ferramentas, tais como construir polígonos, foram transferidos para a barra de ferramentas Edição avançada.

A barra de ferramentas de Topologia


Passo dois: Na barra de ferramentas Editor, clique no menu Editor e clique Start Editing para começar uma sessão de edição.

A barra de ferramentas do Editor


Terceiro Passo: Na barra de ferramentas de Topologia, clique em Selecionar Topologia. Isso abre a caixa de diálogo Selecionar Topologia.

Na barra de ferramentas de Topologia, clique em Selecionar Topologia.


Passo quatro: Verifique as camadas que devem ser editadas em conjunto. No ArcGIS 10.1, mapa da topologia usa camadas de informação e reflete as propriedades da camada, incluindo o nome e visibilidade, em vez de as propriedades da classe de recurso subjacente, como o fez nas versões anteriores. Aulas de anotação, dimensão, ou o recurso que participam de uma rede geométrica não pode ser incluído em uma topologia de mapa.

passo 4

Quinto passo: Opcionalmente, clique em Opções para ver a tolerância cluster, que é a distância que define como juntos arestas e vértices deve ser para ser considerado coincidente. Porque ArcMap determina automaticamente a tolerância mínima de cluster possível, você deve geralmente usar o padrão, porque o aumento do valor pode causar recursos para recolher ou distorcer. Para obter informações sobre o que você pode fazer com topologia, clique no Sobre a edição de ligação topologia. Isso abre o tópico relacionado no sistema de ajuda.

Sexto passo: Clique em OK.

Isso é tudo que você precisa fazer para configurar um mapa para editar características coincidentes. Se você passou a clique em uma ferramenta de edição de topologia sem já ter uma topologia configurada, você será solicitado a criar uma topologia de mapa usando esta caixa de diálogo.


Agora que você tem uma topologia ativa, editado com as ferramentas na barra de ferramentas de topologia para garantir que suas características permanecem coincidentes. Use a ferramenta da Topologia Editor para selecionar bordas de modo que você pode mover, modificar e reformulá-las. Se você quiser selecionar várias arestas que formam um caminho para que você possa reformulá-las todas ao mesmo tempo, você pode usar a nova ferramenta Topology Edit Trace ou simplesmente segure o botão esquerdo do mouse usando a ferramenta Topology Edit Tool. (Tradução automatica by Google Translator)



Em Inglês: 
Fonte e direitos autorais da ESRI

#DicasArcGIS

Um comentário:

Opine: