Autorizada compra de imagens de satélite para Cadastro Ambiental Rural

Como baixar shapefiles e visualizar dados de um imóvel específico do CAR

Status do CAR – Últimas atualizações (Janeiro 2020)

Governo prorroga prazo para inscrição de propriedades no CAR


Fonte: RBSrural.com.br

Brasília – A partir de dezembro deste ano (2012), as imagens captadas por um satélite alemão contratado pelo governo brasileiro vão apontar a situação nos 5,2 milhões de imóveis rurais que existem no país. Com as informações, será possível identificar as áreas de preservação permanente (APPs) e de reservas legais em cada propriedade e acompanhar a recuperação da cobertura vegetal onde a lei exigir.

O georreferenciamento realizado a partir desse equipamento é uma exigência do novo Código Florestal brasileiro e serve como base para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Pela nova lei, todos os produtores terão que aderir ao CAR.

Iara Musse, diretora da Santiago&Cintra, empresa contratada para o projeto, garantiu que os técnicos estaduais vão receber toda a especificação de como analisar as imagens que serão disponibilizadas. Segundo ela, a tecnologia usada para captação das imagens é a mais atualizada entre todas as disponíveis atualmente. Com a resolução de 1 metro para 5 metros, Iara Musse explica que é possível captar detalhes com mais precisão do que o próprio Código Florestal exige, chegando a identificar áreas de até 0,5 hectare.

[ + ] Leia mais

Fonte: Jornal do Brasil

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *