Dicas de uso da Ferramenta TRACE do ArcGIS

Uma das melhores e mais úteis ferramentas do ArcGIS é o TRACE. Por incrível que parece ainda há profissionais GIS que a desconhecem. Mostraremos abaixo o princípio básico do seu funcionamento.
Use o trace sempre que quiser criar uma linha ou polígono baseando em outras feições, arquivos AutoCAD, etc. Principais Passos: 
 -Inicie a edição do polígono ou linha; 
-Selecione na tela “Create Features” linha ou polígono, de acordo com a opção acima; 

-Clique na ferramenta “TRACE” na barra de ferramentas Editor: 
– Opcionalmente (ao lado), clique com botão direito e clique em Opções de rastreamento ou pressione a tecla “O” para definir um valor de deslocamento (Offset), o que pode ser útil para desenhar estradas e ourtos em que a largura é pré-definida, além de outras opções da tela.

 Se você deseja fazer o trace diretamente em cima de dados existentes, insira um valor “0”. Dica: Se inserir um valor negativo ele inverte o lado em que o deslocamento será feito, o que pode ser bem útil as vezes. Clicar TAB durante o trace também faz o mesmo efeito.


Clique no mapa para criar o primeiro vértice e iniciar o trace. Arraste para traçar o percurso com base em outro dado. Se você traçar longe demais ou na direção errada, você pode mover o mouse para trás sobre o que você já traçou. Se você clicou para interromper o trace e você pode clicar em Desfazer para remover todos os vértices adicionados durante o trace. Pressione ESC, se você precisar cancelar o rastreamento.
-Ao traçar segmentos complicados, você pode pressionar a barra de espaços para suspender temporariamente o trace. 
-Para percorrer o mapa (PAN) enquanto traçado, pressione ou a tecla C ou o botão de rolagem do mouse.  -Para finalizar, clique F2 ou botão direito do mouse em qualquer lugar do mapa e clique em Finish Sketch.


#DicasArcGIS
Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *