Extent Indicator: Adicione mini mapas de localização ao seu mapa

Extent Indicator são uma forma de mostrar a extensão de um data frame dentro de outro data frame. Difícil de entender? Então vamos tentar explicar melhor:
Quando você está criando um mapa, geralmente é necessário ou fica mais interessante adicionar um novo data frame para mostrar em um mini mapa onde está o mapa principal. Por exemplo estou mostrando no mapa principal um município, então no mini mapa eu mostro o estado todo e destaco o local onde fica este município.
Fonte: Esri Help for ArcGIS 10.1

 Às vezes a área que você mostra em seu mapa (mapa primário ou principal) não tem um contorno geralmente reconhecido. Para fornecer o contexto espacial para o leitor do mapa, você pode querer criar um mapa de localização. Um mapa de localização mostra uma área maior do que o mapa principal. Esta extensão maior deve ser reconhecível para o leitor do mapa. Um bom mapa localizador contém também um indicador, tal como um contorno vermelho, mostrando que a extensão do mapa principal encaixa dentro desta extensão maior. Por exemplo, o mapa de localização pode mostrar a localização de um estado (extensão mapa principal) dentro de um país (localizador de extensão mapa).

Como fazer?
Suponhamos que você já tenha os dois data frames com os dados carregados como acima.

  • Para ativar o Extent Indicator, clique com o direito do mouse no mini mapa, escolha propriedades.
  • Vá na aba Extent Indicador
  • Passe o data frame principal para o campo “Show extent indicator for these data frames “, 
  • Clique no botão “Frame” para escolher opções de formatação.
  • Marque “Simple Context” se quizer que aparece apenas um quadro vermelho, desmarque para aparecer o contorno como no exemplo da imagem acima.
  • Clique OK. Pronto.
Dica: Experimente usar isto em conjunto com Data Drive Pages, já explicado aqui (Clique) e veja os resultados sensacionais obtidos.
Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Extent Indicator: Adicione mini mapas de localização ao seu mapa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *