31 janeiro 2017

ArcGIS - Distribuição de parcelas amostrais sistemáticas e aleatórias

Lance parcelas de inventário florestal tanto aleatórias quanto sistemáticas utilizando ArcGIS 10.x e a ferramenta gratuita Hawths Tools e ET GeoWizards
(Clique aqui e veja como instalar a ferramenta Hawths Tools no ArcGIS 10.x)

Vídeo do colega Edgar Rossato:

9 comentários:

  1. Tenho o ArcGIS 10.5, tem alguma extensão gratuita que eu possa usar para esse mesmo fim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que é possível instalar o Hawths Tools no ArcGIS 10.5 também. Basta seguir os procedimentos no link de instalação acima - vídeo.

      Excluir
  2. O ArcGIS possui essa ferramenta nativa que é o Fishnet. Não precisa instalar outras ferramentas para realizar a distribuição aleatória sistemática de parcelas de inventário. Uso bastante esse procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Roberto. Obrigado por compartilhar. Inclusive temos um post sobre o Fishnet no blog. Esta é mais uma opção pois o Hawths tools possui muitas outras ferramentas úteis para amostragem...

      Excluir
  3. Com esta ferramenta é possível determinar as parcelas de acordo com a área do talhão que está na tabela de atributos? Por exemplo, a cada 3 ha será lançado uma parcela, e tenho 3 talhões de 30, 36 e 49 ha. Então deve ser lançado 10, 12 e 13 parcelas respectivamente.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pelo menos não consegui achar uma opção assim em lugar nenhum

      Excluir
  4. No Fishnet do ArcGIS você determina que sua quadrícula será de 30.000 m² (3,0 ha) ou seja, raiz de 30.000=173,21 e ele distribuirá aproximadamente 10, 12 e 16 parcelas nesses talhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei várias aulas usando o ArcGIS. Tenho uma prática do fishnet. Se quiser eu lhe envio. E-mail olarobertinho@hotmail.com

      Excluir
    2. Com certeza. Se tiver no YouTube podemos incrementar o post sobre o fishnet, ou podemos carrega-lo, se vc permitir é claro.

      Excluir

Deixe seu comentário ou pergunta: