14 abril 2014

Consultar ao Acervo Fundiário do INCRA e baixá-lo em Shapefile?

Consulte o portal Acervo Fundiário do INCRA e veja no I3Geo todas as propriedades certificadas no Brasil atualizadas em tempo real, inclusive com a possibilidade de baixar o shapefile (veja abaixo como).  Clique aqui para acessar o portal (Aviso: geralmente é bem lento)
Para baixar os shapefiles mais atualizados com todas as propriedades georeferenciadas, siga as etapas mostradas ao lado. 


Dez 2016: INCRA está disponibilizando nova página para acessar, visualizar e baixar os dados do processo de georeferenciamento, depois de recentes problemas com i3Geo. Clique aqui
  • Expanda a camada "Certificação de Imóveis Rurais" e veja a segunda (certificação convencional)  e terceira (Sigef) opção. 
  • Clique no pequeno ícone azul que indica download de dados. O Site irá gerar links automáticos para baixar os 3 arquivos básicos que compõe um shapefile (DBF, SHP, e SHX);
  • Clique com o direito do mouse e salve os três na mesma pasta (imagem abaixo à esquerda);
Baixar shapefiles direto do site a esquerda e conexão WMS no ArcGIS à direita (CLIQUE PARA AMPLIAR)



Para baixar os dados dos imóveis georeferenciados via Sigef, clique aqui e depois no ítem desejado. 


Após isto não esqueça de projetar os dados com o Define Projection do ArcGIS (ou análogo no QGIS) para o Datum Sirgas 2000. Clique e veja como

PS: Neste mesmo portal há ferramentas para fazer o upload de seus dados em shapefile, kml, GPX ou csv para comparação com os dados na base do INCRA; vá em ferramentas> Upload Vetor.


NÃO RECOMENDAMOS BAIXAR O SHP MAS SIM ACESSÁ-LO VIA WMS POIS TERÁ SEMPRE ACESSO A BASE MAIS ATUALIZADA - VEJA COMO FAZER; CLIQUE AQUI. (Aviso: Frequentemente o WMS está offline / em manutenção, além de ser bastante lento)


Dúvidas postem abaixo que responderemos !

TÓPICOS RELACIONADOS

25 comentários:

  1. Estava usando esse caminho, mas conectado ao servidor WMS, me informei no INCRA e pelo que parece, só aparecem ai as propriedades certificadas pela 2º norma. Alguém sabe se agora estão aparecendo as da 3º também?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Guilherme, a terceira norma é a do SIGEF. Você consegue clicando no terceiro item da lista que diz "Imóveis Certificados SIGEF". Veja na imagem.

    ResponderExcluir
  3. o link que leva ao i3geo esta dando mensagem de erro...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por avisar, realmente está dando
    O correto é : http://acervofundiario.incra.gov.br/i3geo/
    Atualizado já!

    ResponderExcluir
  5. Por que o INCRA não mais divulga no DBF o nome da propriedade ?
    Antes havia a coluna com o nome da propriedade.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Joabel, eu estava olhando os "imóveis certificados privados"...Abraço

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Você consegue fazer download dos imoveis certificados Sigef indo em Aplicativos>Download de Dados, escolhe do lado esquerdo da janela Certificação de Imóveis rurais e clica em Imóveis Certificados Sigef, depois basta fazer o download normalmente dos shapes.
    Att. Joelson de Souza Passos

    ResponderExcluir
  9. Perfeito Joelson, muito bom!
    Realmente é possível...artigo atualizado. Obrigado por compartilhar !

    ResponderExcluir
  10. Náo tá fazendo doenload dos imóveis privados... :( Tem outro caminho?

    ResponderExcluir
  11. Tem usando WMS como já explicado em http://forestgis.blogspot.com.br/2013/10/conectar-base-de-dados-do-incra-e-inpe.html

    Consegui abrir aqui agora, con excessão do Sigef que ainda nao é possível.

    ResponderExcluir
  12. As coordenadas obtidas pelo Shapefile do I3geo são confiáveis? Pois estou comparando-as com as de uma propriedade que eu certifiquei e estão dando uma diferença de até 20cm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fernando, são confiáveis se estiver utilizando o datum e projeção corretamente. 20 cm geralmente é tolerável pelas novas normas de Geo do Incra.

      Excluir
  13. Vocês sabem como baixar o shape dos imóveis SIGEF? Entrei hoje para fazer o download atualizado e não está aparecendo esta opção de download (somente os antigos Privado e Público) nem mesmo o WMS. Será que retiraram de vez essa opção tão útil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marc, Talvez tenha sido temporário, porque os layers estão disponíveis tanto no site, como no WMS.
      Mas outra forma seria buscar os shapes por imóvel, no site do próprio SIGEF. A busca pode ser por nome do proprietário, CPF/CNPJ, matricula,...etc, no site http://sigef.incra.gov.br/consultar/parcelas

      Excluir
  14. Sabem dizer se consigo criar uma conexão wms no Geoserver com esse link do Sigef?
    Tenho tentado e recebo um erro de timeout

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possivel, porém neste caso o problema é o próprio Incra. o Servidor WMS deles é extremamente lento e nao-confiável. Tentei acessar agora via QGIS e nao conectou. Parece que está em manutenção. Sempre que for tentar conectar no Geoserver, verifique antes no QGIS ou ArcGIS para ter certeza que está o servidor wms está disponível.

      Excluir
  15. Boa tarde, como eu faço para conseguir os nomes das fazendas?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, até onde eu sei isto não é disponibilizado para garantir a segurança dos proprietários rurais. Imagina se o MST poe a mão nesta informação ou dono da propriedade por exemplo...

      Excluir
  16. Bom dia, O acervo fundiario encontra-se em manutenção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, infelizmente o acervo passa mais tempo em manutenção e offline do que funcionando. Sim, parece que no momento está fora do ar.

      Excluir
  17. Boa tarde!
    Alguém tem notícias a respeito do portal do INCRA do banco de dados onde visualizam-se os imóveis certificados (antigos e SIGEF)?
    Não consigo acessá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada ainda..estamos em contato com Incra mas eles estão ignorando. Tente vc tbm no twitter deles pf https://twitter.com/Incra_oficial

      Excluir
  18. Bom dia!

    Acessando a base WMS o QGis lê a camada como se fosse um raster, ou seja, não consigo acessar as ferramentas de edição vetorial e, consequentemente, não consigo salvar os shapes pelo modo convencional.

    Alguma dica de como proceder? Comecei a usar serviços WMS há pouco e ainda não sei usá-los adequadamente.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O formato wms é somente leitura. Para editar vetorialmente só o formato wfs permite o que o incra nao disponibiliza. Tente baixar o shp via novo sistema deles no link destacado em amarelo acima. (se conseguir pois estao em manutencao constante.)

      Excluir

Deixe seu comentário ou pergunta: