Exército Brasileiro lança plugin para QGIS

Exército Brasileiro lança plugin para QGIS que permite aos usuários a criação e utilização de produtos cartográficos de acordo com as especificações da EDGV / INDE

O DSGTools é o conjunto de funcionalidades de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) desenvolvidos pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG) para atender às demandas de suas linhas de produção cartográfica. A aplicação é utilizada sob a forma de um complemento ao QGIS, software livre de SIG.

Um dos requisitos do projeto DSGTools é utilizar as versões estáveis mais recentes do QGIS. Com o lançamento da nova versão LTR (long term release) do QGIS (QGIS 3.4 Madeira) foram implementadas diversas alterações da API (application programming interface) dos plugins, com destaque para atualização das tecnologias do PyQt 5 e Python 3. Essas melhorias trouxeram melhorias de desempenho e novas funcionalidades, porém exigiram uma reengenharia dos plugins da versão anterior (QGIS 2).

A equipe de desenvolvimento do DSGTools portou as funcionalidades do plugin para a nova plataforma, num esforço que consumiu quase um ano de trabalho.

Essa migração envolveu alterar a API do próprio DsgTools, com refatoração de código, redesenho de interfaces, melhorias de performance, experiência do usuário, correções de bugs e revisão dos modelos de dados geoespaciais previstos nas normas nacionais da Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (EDGV), incluindo a nova versão 3.0. Destaca-se o novo paradigma de funcionamento da caixa de validação, que teve seus processos migrados para o Processing, estrutura nativa do QGIS.

Site do plugin: http://plugins.qgis.org/plugins/DsgTools/
Repositório de código: https://github.com/dsgoficial/DsgTools

Fonte: bdgex.eb.mil.br

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *