Planet Labs lançou 88 satélites para o espaço de uma só vez para imagear toda a massa terreste em um dia apenas

A Planet Labs, empresa que ficou com a secção de satélites de imagem da Google, conseguiu um feito notável, ao lançar para o espaço 88 satélites de uma só vez em fevereiro – assim conseguindo o seu objectivo de conseguir captar imagens de todo o planeta a cada dia.
Com o lançamento destes 88 satélites, a Planet fica com uma constelação de 149 satélites em órbita, sendo que 144 deles têm como missão captar imagens do nosso planeta em média resolução, e 5 conseguem captar imagens de alta resolução. A grande vantagem desta que é a maior constelação de satélites de uma empresa privada, é a de que será possível obter imagens do nosso planeta diariamente, sendo de valor incalculável para inúmeras aplicações.
A quantidade de dados que isto representa é também “astronômica”, pelo que a Planet teve também que criar a segunda maior rede de estações terrestres para conseguir receber toda a informação que diariamente será enviada para o solo. A que se soma a necessidade de processar todos esses dados de forma a que ganhem a utilidade desejada.
Embora este novo lote de satélites só vá ser ativado progressivamente ao longo dos próximos três meses, o que isto significa é que estamos um pouco mais próximos de podermos chegar ao Google Earth/Google Maps e ver imagens de satélite referentes ao dia anterior! E assim, de repente, a ideia de ter um Google Maps com imagens de satélite em tempo real, já quase deixa de parecer tão difícil.
TÓPICOS RELACIONADOS


Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *